Os 8 remédios naturais


A ciência em forma de pesquisas, matérias de revistas e propagandas de televisão já estão há muito tempo nos alertando os perigos de tomar sol. 

No entanto, hoje também sabemos que, embora a hiper-exposição realmente não seja recomendada, o contato diário com a luz solar é muito importante para a manutenção da saúde.

A luz solar promove uma série de reações químicas no organismo. 

Quando a pele é exposta ao sol, seus raios desencadeiam mecanismos de controle da pressão arterial, por exemplo. 

Também não podemos nos esquecer da vitamina D, hormônio que traz muitos benefícios e é associado à prevenção de uma série de doenças.

Portanto, a exposição controlada à luz solar, sem uso de protetores químicos, também deve fazer parte da nossa rotina.

Mas não esqueça, o uso de protetor solar faz tanto parte do nosso dia a dia, como pegar sol! 

O ar é o segundo dos remédios naturais. 

O ideal é vivermos em ambientes com baixos índices de poluição, onde o ar ainda é puro, livre de partículas e componentes químicos que prejudicam o organismo. 

Porém, sabemos que nem sempre isso é possível.

Por isso a Acmella recomenda: Sempre que houver oportunidade, tenha contato com a natureza. 

Faça passeios em bosque ou parque pelo menos aos finais de semana. 

Mas lembre-se que ar puro não é somente a qualidade do ar que está respirando, mas COMO você está respirando! É fundamental saber respirar profundamente.

A maneira correta de respirar é inspirar pelo nariz, absorvendo o máximo de ar possível. 

O tórax deve se dilatar nesse momento, fazendo com que o oxigênio encha completamente os pulmões. 

Ao expirar, também é importante expelir todo o ar que estava dentro dos pulmões para eliminar o dióxido de carbono completamente.

A alimentação é um dos principais remédios naturais. Ela precisa conter todos os macro-nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e micro-nutrientes (vitaminas e minerais) que o corpo utiliza para obter energia, produzir novas células e regular suas funções.

Manter uma alimentação saudável é mais simples do que as pessoas imaginam. 

Porém, como nosso paladar está habituado e a sentir prazer com opções que não fazem bem ao corpo, a mudança de hábitos pode ser desafiadora.

A alimentação pode ser fonte de cura ou também provocar uma série de doenças. Por isso, vale a pena mudar o cardápio, nem que para isso seja necessário passar por um processo de reaprender a ingerir alimentos saudáveis e eliminar da nossa rotina os que não nos fazem bem.

Este é um fator fundamental para nossa saúde e também nosso grande aliado à autoestima. 

A sensação de bem-estar obtida através da produção de endorfinas, nos ajuda a dormir melhor, a manter o peso estável, evita e também nos ajuda a superar a depressão além de estar relacionado à prevenção do câncer, entre outros benefícios.

A atividade física também é a responsável por preservar a massa muscular, contribuindo para manter a força física, proteger as articulações e favorecer a mobilidade. Não podemos esquecer que também tem papel fundamental no fortalecimento do coração, estímulo ao bom funcionamento do intestino, aumento da imunidade e preservação das funções cognitivas, devido à produção de neurotransmissores que beneficiam o tono psíquico e o humor.

A quantidade de exercício recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de 150 minutos semanais de atividades moderadas ou 75 minutos de atividade intensa. Portanto, bastam 5 sessões de 30 minutos por semana para melhorar muito sua saúde e qualidade de vida.

Vamos combinar que, é extremamente prazeirosa a sensação de dever cumprido e bem estar após fazer uma série de exercícios. Que tal tornar isto parte da nossa vida?

Não é só sobre dormir! O repouso é tão importante quanto o exercício. 

O corpo e o cérebro precisam desse período de descanso para se recuperarem do esforço do dia, organizar as informações recebidas, produzir novas células e hormônios importantes para regular o funcionamento do organismo.

A falta do sono reparador está associada a uma série de problemas de saúde física e mental. 

A insônia aumenta as chances de desenvolver doenças como diabetes, problemas cardiovasculares, inflamações, depressão e outros transtornos mentais.

Portanto, se você não consegue dormir bem, é importante se esforçar para começar a ter noites reparadoras. 

Os hábitos de descanso e sono são um conjunto de ações que podem nos ajudar a condicionar nosso corpo e mente para esse momento de descanso que é tão importante para nossa saúde e bem-estar.

Além disso, descansar, repousar, parar, fazem parte desse processo. 

A rotina exaustiva dos dias comerciais as vezes não nos permite parar e o corpo reclama. Demonstrando em forma de desgaste, de alterações na pele, humor, no cabelo e no intestino. 

É necessário saber parar! Nosso corpo não é uma máquina e precisa de descanso. Pare, respire, ore, medite, ouça uma música. 

Mais conhecida como Equilíbrio, esse domínio nos ensina a moderar tudo aquilo que nos faz bem e praticar a abstinência em relação ao que provoca doenças. Precisamos dosar o que comemos, os exercícios que fazemos, a quantidade de produtos que usamos. 

Alguns exemplos de hábitos que precisam ser eliminados são o tabagismo, uso de substâncias químicas, consumo de álcool e alimentos adoçados, entre outros. 

Mesmo que alguns hábitos sejam culturalmente e socialmente aceitos, precisamos saber que alguns podem causar doenças.

Como exemplo, o álcool, que é tão presente no convívio social. 

Na verdade, não existe um nível seguro para ingestão de bebidas alcoólicas. 

Mesmo em doses moderadas, elas aumentam os riscos de câncer, por exemplo.

O principal remédio oferecido pela natureza e por Deus. 

O componente principal de constituição do nosso organismo e, por isso, sendo fundamental ingerirmos água para atender às nossas necessidades diárias e mantermos equilíbrio hídrico. 

Não devemos esperar sentir sede, pois a sede já é um alerta de que a o nosso corpo está situação crítica precisando de água. 

É através da água que temos equilíbrio térmico, e também um bom funcionamento do intestino, evitando cálculos renais, entre outros problemas.

Todos os processos químicos que acontecem no nosso organismo precisam de água para acontecer. 

Nosso corpo funciona devido aos estímulos elétricos produzidos (e recebidos) pelo sistema nervoso. 

A água possui minerais que a tornam uma condutora de eletricidade. 

Portanto, ela permite a comunicação entre as células e o bom funcionamento dos nossos sistemas.

Portanto, tomar água em grande quantidade é fundamental para manter ou restabelecer a saúde.

Você pode conhecer este remédio natural com outro nome, gratidão, fé ou espiritualidade. 

O fato é que, independente da sua religião ou crença, vários estudos demonstram que fé e espiritualidade são capazes de gerar direção, significado e valor para a nossa vida, além de influenciar positivamente na saúde e processos de cura. 

O diretor científico de um projeto da Sociedade Brasileira de Cardiologia que estuda a relação entre espiritualidade e a Medicina, afirma que “já não temos dúvidas de que a fé contribui para a saúde. Queremos entender melhor agora até onde vão seus efeitos e de que forma ela os propicia”, afirma Mario Borba. 

Sabemos que a fé é a nossa aliada em momento de dificuldade, mas em tempos de paz ela também nos ajuda a acreditar, confiar, a agradecer, à vida ou a Deus, por todas as nossas dádivas e conquistas. Uma mente que repousa sua confiança em Deus sabe que os próximos cuidados do corpo serão realizados com firmeza. 

Conseguimos dormir, ter temperança, agradecer e aproveitar as grandezas da natureza como sol e a água, nos alimentando melhor e tendo disposição para nos exercitar.